28.1.07

IV A PRÁTICA DO AMOR - ERICH FROMM

Como colocar em pratica de arte de amar?

Como se poderá aprender uma arte senão através da prática?

Na vida não se encontra instruções sobre como ser amado.

Amar é uma experiência pessoal que cada um tem de viver individualmente. São poucas as pessoas que não tenham passado por esta experiência (crianças, adolescentes e adultos).

Se analisarmos a prática do amor, permitirmos-à discutir a arte de amar, as formas de a abordar e de a pôr em pratica.

A prática de uma arte tem certos pré-requisitos, exige a disciplina.

Podia-se pensar que não há nada que o Homem moderno aprenda mais facilmente do que a disciplina. Ela passa oito horas por dia a trabalhar de forma disciplinada num emprego rotineiro. Mas, na verdade, o homem moderno tem muito pouca disciplina fora da esfera do trabalho.

Quando não esta a trabalhar, gosta de ser preguiçoso, quer descansar. Esta vontade de descansar é uma reacção contra a rotina da vida quotidiana.

O problema do homem moderno foi que começou a desconfiar da disciplina. Sem disciplina a vida torna-se fragmentada e caótica, sem qualquer concentração.

Concentração é a condição necessária para a execução de uma arte. Esta virtude é cada vez mais rara. É mais rara que a disciplina. A nossa cultura produz um modo de vida desconcentrado. Esta falta de concentração é evidente na nossa capacidade de suportar a solidão. Estar quieto, sem falar nem fumar, nem beber, nem ler é para muitos imposs´vel. Há uma necessidade de ocupar as mãos e a boca.

Qualquer pessoa que tenha tentado aprender uma arte sabe que a paciência é necessária para se produzir resultados. Quem quiser obter resultados rápidos nunca aprendera uma arte.

Para o homem moderno, a paciência é tão difícil de conseguir quanto a disciplina e a concentração. Todo o nosso mundo industrial se baseia no oposto: a rapidez. Todas as máquinas são concebidas para a velocidade.

Não se começa a aprender uma arte de forma directa, mas antes de uma forma indirecta. Começa-se por aprender uma grande quantidade de coisas, antes de se aprender a arte propriamente dita. Por exemplo um aprendiz de carpinteiro começa por aplainar madeira; um estudante de piano começa por fazer escalas, etc.

Quem se quiser tornar um mestre em qualquer arte deve dedicar-lhe poda a sua vida; ou, pelo menos fazer dessa arte um ponto fulcral (central) da sua vida.

Qualquer pessoa que queira ser um mestre na arte de amar deve começar por praticar a disciplina, a concentração e a paciência ao longo de toda a sua vida.

Como é que se pode praticar a disciplina?

Para os nossos avós, a disciplina, consistia em levantar-se cedo, trabalhar arduamente e não viver uma vida demasiado luxuosa. Levantar-se a uma hora razoável, dedicar algum tempo à meditação, à leitura, à música, a exercícios moderados, não comer nem beber de mais.

È essencial que a disciplina não seja praticada como uma regra imposta do esterior, mas que se torne uma expressão da nossa própria vontade.

É triste que o conceito de disciplina seja entendida como uma coisa desagradável e que só “faz bem” por ser desagradável. No oriente reconhece-se que aquilo que é bom para o ser humano, também tem de ser agradável.

A concentração é a virtude mais difícil de praticar na nossa cultura, onde tudo parece conspirar contra a capacidade de concentração. Um dos passos mais importantes para aprender é saber estar sozinho. Na verdade, concentrar-se significa ser capaz de estar sozinho consigo mesmo.

Parece paradoxal, mas, a capacidade de estar sozinho permite que se tinha a capacidade de amar.

No que diz respeito à nossa relação com os outros, estar concentrado significa sobretudo ouvir. A maior parte das pessoas ouve os outros e chega mesmo a dar conselhos sem estar realmente a ouvir.

Qualquer actividade que seja feita com concentração desperta-nos. Concentra-se significa viver intensamente o presente, o aqui e agora, sem pensar na próxima coisa a fazer enquanto estou a fazer outra.

A concentração também deve ser praticada. Ele exige por vezes a paciência. Um exemplo vivo da experiência é de uma criança, que quando começa a andar, vai caindo, caindo até aprender a andar sem cair.

Não se pode aprender a concentração sem cultivar a sensibilidade de si. O que é que significa? O exemplo disto é a reacção e sensibilidade de uma mãe em relação ao seu filho que encontramos o exemplo mais óbvio. A mãe nota certas mudanças, pedidos e ansiedade s mesmo antes de estes serem expressos abertamente.

Isso significa que ela está sensível às manifestações da vida da criança; ela não está ansiosa nem preocupada, mas num estado de equilíbrio e de alerta.

Qualidades específicas necessárias para amar.

A principal condição para se atingir o amor é a capacidade de ultrapassar o narcisismo. A personalidade narcísica só considera real aquilo que existe em si; os fenómenos do mundo exterior não têm qualquer realidade em si, mas são vistos apenas como sendo úteis ou perigosos para o eu.

O pólo oposto ao do narcisismo é o da objectividade. Todos nós temos uma visão subjectiva do mundo, distorcido pela nossa tendência narcísica.

A razão é aquilo que nos permite pensar de forma objectiva e a atitude emocional subjacente à razão é a humildade. Ser objectivo e racional só é possível a quem tenha uma atitude humilde e tenha abandonado os sonhos infantis de omnisciência e omnipotência.

No que diz respeito à arte de amar, isto significa que o amor implica o desenvolvimento da humildade, da objectividade e da razão.

A humildade e a objectividade são indivisíveis, tal como o amor.

Se quero aprender a arte de amar, devo tentar ser objectivo em qualquer situação e reparar naqueles casos em que não consigo sê-lo.

Ser capaz de ser objectivo e racional é meio caminho andado para aprender a amar.

A capacidade de amar depende da capacidade de ultrapassar o narcisismo; depende da nossa capacidade de crescer, de desenvolver uma orientação produtiva na nossa relação com o mundo e connosco mesmos. Este processo de libertação pressupõe a fé.

O que é a Fé?

Temos que distinguir a fé racional da fé irracional. A fé irracional, consiste numa crença, em algo ou em alguém que se baseia na submissão a uma autoridade irracional. A fé racional é uma crença que está enraizada na nossa experiência do pensamento e do afecto, uma questão de ter certezas e convicções firmes. A fé é uma característica da personalidade na sua totalidade, mais do que uma crença específica.

Na esfera das relações humanas, a fé é uma qualidade indispensável para qualquer amizade importante ou para qualquer relação amorosa.

“Ter fé” noutra pessoa significa ter a certeza que as suas atitudes fundamentais a sua personalidade e o seu amor são fiáveis e inevitáveis; que pode mudar de opinião, mas que as suas convicções de base serão as mesmas.

Só quem têm fé em si mesmo é capaz de ser fiel aos outros. A fé em si mesmo é o que permite que se tenha a capacidade de fazer promessas.Ter fé, significa acreditar também nas competências dos outros. A fé nos outros tem o seu ponto alto na fé na humanidade.

A fé irracional tem por base a submissão a um poder que é sentido como sendo imensamente forte e na renúncia do poder e da força de cada um. A fé racional baseia-se na experiência contrária, resulta da experiência e do pensamento de cada um.

Ter fé requer coragem, a capacidade de correr riscos e de aceitar a dor e a desilusão.

Amar e ser amado requer coragem, a coragem de acreditar em certos valores, de arriscar e apostar tudo nesses valores.

A prática da fé e da coragem começa com os pequenos pormenores da vida quotidiana.

Amar significa comprometer-se sem garantias, entregar-se completamente, na esperança de que o nosso amor faça com que a pessoa amada nos ame também. O amor é um acto de fé e quem tem pouca fé também tem pouco amor.

A actividade é uma atitude indispensável para a prática da arte de amar.

“O amor é uma actividade; se eu amar, estarei num estado constante de preocupação activa com a pessoa amada. Eu serei incapaz de me relacionar activamente com a pessoa amada se for preguiçoso”.

“A arte de amar está inevitavelmente relacionada com o domínio social. Se amar significa ter uma atitude de amor em relação a todos, se o amor é uma característica da personalidade, então ele deve existir não só na nossa relação com a família e os amigos, mas também com os nossos colegas de trabalho”.

“Chega-se a Conclusão que falar de amor hoje em dia, é participar de uma grande fraude; diz-se que, neste mundo, só um mártir ou um louco pode amar e que por isso, a discussão sobre o amor é apenas uma falsa moralização”.

“Quem for capaz de amar, hoje em dia, é necessariamente uma excepção à regra; o amor é, necessariamente, um fenómeno marginal na sociedade ocidental contemporânea. E não é por estarmos demasiado ocupados que não temos uma atitude de amor pelo próximo”.

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